10 de novembro de 2011

Conexões Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Gol Transportes Aéreos é uma companhia aérea Brasileira. Foi criada em 15 de Janeiro de 2001 em São PauloBrasil. A companhia é presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do BrasilO conceito "low-cost/low-fare" adotado pela companhia em sua fundação (inspirado na pioneira Southwest Airlines) não é mais presente, pois possui preços de alguns trechos equivalentes, ou até maiores à sua principal concorrente, a TAM Linhas Aéreas. Juntas, as duas companhias aéreas possuem mais de 80% do mercado nacional, ao passo que a Gol possui menos de 30% dos voos internacionais. Seu principal destino fora do país é Buenos Aires, tendo vários voos diários partindo de FlorianópolisPorto AlegreRio de JaneiroSão Paulo e Curitiba via Assunção
Lado Esquerdo De Um Boeing 737-800 Da Gol Linhas Aéreas

Boeing 737-700
Boeing 737-800
Boeing 767-200ER
Boeing 767-300ER
Boeing 737-800SFP

Histórico 

2001 ---> O primeiro voo da empresa aconteceu em 15 de janeiro de 2001. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes fechou seu primeiro ano com prejuízo de R$ 5,4 milhões (maior parte dele devido à crise de credibilidade gerada após os Atentados de 11 de setembro), mas recuperou-se nos anos seguintes, obtendo um lucro líquido de R$ 3,98 milhões em 2002, e fechando 2003 com um lucro líquido de R$ 113 milhões.

2004 ---> Ao final de 2004, a empresa inicia seus voos internacionais entre São Paulo e Buenos Aires. Obtém lucro líquido de 317.480 milhões de reais. Faz grande encomenda de 101 aeronaves Boeing 737-800SFP à fabricante americana Boeing.

2005 ---> Em 2005, iniciou novos voos com destino à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Se tornou a única companhia aérea brasileira a voar para todas as capitais. Obteve lucro líquido de R$ 513,2 milhões.

2006 ---> Em 2006, recebeu o primeiro da encomenda de 101 novos aviões SFP, o Boeing 737-800SFP de Prefixo PR-GTA chegou em Julho de 2006 e foi batizado de Time de Águias para homenagear o time da GOL e também começou a operar voos diários para Santiago, no Chile. No dia 15 de setembro de 2006, a empresa inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo desta inauguração foi que a empresa já possuía um razoável número de aeronaves e decidiu fazer a manutenção de seus aviões por conta própria.

2007 ---> Em 2007, a empresa iniciou voos para a cidade peruana de Lima. No Brasil a empresa passou a voar, em março, para Marabá (Pará). Em dezembro, a companhia iniciou voos para Presidente Prudente, no estado de São Paulo, considerada a "capital do Oeste Paulista".
No mesmo ano, a Gol alcançou 39,5% de participação no mercado doméstico e 14,2% de participação no mercado internacional de voos, sendo a segunda maior companhia aérea do Brasil. O quadro de funcionários da companhia beira a casa dos 13 mil colaboradores. O lucro líquido da Gol, durante o ano de 2007, foi de R$ 268,5 milhões. No primeiro trimestre de 2008, contudo, o lucro líquido teve queda de R$ 74 milhões.

Compra da Varig ---> Em 28 de março de 2007, a Gol comprou da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como a "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN.
Foi anunciado o fim do serviço de primeira classe naquela empresa, bem como planos de incorporação de aeronaves à sua frota. O negócio foi fechado por U$ 320 milhões, sendo que o pagamento foi feito, em parte, com 10% do caixa da Gol (U$ 98 milhões), a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas, que representam 3% do total de papéis da companhia e o compromisso da Gol de honrar R$ 100 milhões em debêntures (títulos de empresas), já emitidos pela VRG ("nova" Varig). A Gol deixou sua antiga razão social, GOL Transportes Aéreos S.A., e tornou se junto com a Varig uma só empresa, a VRG Linhas Aéreas S.A., depois que o processo de fusão com a Varig deu-se como encerrado.
 Boeing 737-800 VRG Linhas Aéreas

2010 ---> Uma falha na software para a escalação dos tripulantes da Gol foi responsável por 70% dos atrasos em todos os voos domésticos no país em 2 de agosto de 2010. Dos 818 voos domésticos da companhia, 430 (52,6%) atrasaram por falta de tripulação, causando um efeito cascata de atrasos. Em 4 de agosto de 2010, foi anunciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que a Gol receberia uma multa de R$ 2 milhões, equivalente aos atrasos e às mais de 1000 reclamações geradas pelos passageiros.
Em setembro de 2010 a NOAR Linhas Aéreas fechou uma parceria com a Gol. O acordo prevê a comercialização dos bilhetes da NOAR em todos os canais de venda da Gol.
Novembro de 2010: A Gol anuncia um acordo para a compra de até 30 Boeings 737-800, sendo 20 deles como pedidos firmes, que serão entregues entre 2014 e 2017. Com isso, a Gol aumenta o número de pedidos firmes para 104 aeronaves e fica com 40 opções de compra. A entrega dessas aeronaves começará em 2014 e deve ir até 2017.
Dezembro de 2010: A Gol fecha acordo comercial com a Passaredo Linhas Aéreas. Com o negócio, a Gol incorpora à sua malha as cidades paulistas de MaríliaRibeirão PretoSão José de Rio PretoBarreirasVitória da Conquista, no estado da Bahia, além do município de Ji-Paraná, em Rondônia. De acordo com a Gol, a Passaredo, que opera 103 voos em 20 destinos no Brasil, teve um crescimento de 130,89% no ano passado.

2011 ---> Janeiro de 2011: A Gol Linhas Aéreas e a Qatar Airways anunciaram dia 06/01/2011 a assinatura de um acordo de code-share. O acordo permitirá à companhia aérea nacional do Estado do Catar a colocar seu código nos voos oferecidos pela Gol para 48 destinos brasileiros a partir de São Paulo. Em efeito, a Qatar Airways oferecerá novas opções de conexões aos seus clientes. Já para a Gol o acordo representa mais um canal de vendas, o que garantirá um aumento no fluxo de passageiros e consequentemente da ocupação dos seus voos.
As duas companhias também não descartam a possibilidade de assinarem um acordo de programa de milhagens, pelo qual participantes do Smiles, da Gol, e do Privilege Club, da Qatar Airways, poderiam acumular e resgatar milhas nos voos de ambas as empresas.
Março de 2011: A Gol pela primeira vez, passou a ser a líder no mercado doméstico. Segundo os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a Gol fechou o mês de fevereiro uma uma participação de 39,77% de market share doméstico enquanto sua concorrente direta, a TAM, ficou com 39,58%. Em janeiro, a Gol obteve 37,27% contra 43,35% da TAM, o que significa um aumento de 2,5% na participação da Gol, ante uma queda de 3,76% da concorrente no mercado doméstico.
A Gol/VRG obteve 12,92% de participação no market share internacional e melhorou seu aproveitamento (LF) comparado com o mês anterior. Os analistas apontam a compra da TAP pela Gol. Os Constatinos mantém contato com o presidente da TAP, Fernando Pinto (que já foi presidente da Varig), desde outubro de 2010. O governo português afirma concluir a venda da TAP até o final de março deste ano. Com a compra da TAP, o lucro da Gol subiria de R$ 6 bilhões para mais de R$ 10 bilhões e a frota saltaria das atuais 122 para 191 aeronaves, aproximando-se do grupo concorrente, a LATAM (resultado da fusão entre LAN e TAM) que possuem uma frota de 229 aeronaves.
Julho de 2011: A Gol anuncia a aquisição da companhia aérea Webjet, por um valor de R$ 96 milhões.
Em 2011 a empresa foi obrigada a pagar R$ 5.450 por danos morais por conta de um bilhete que não existiu.
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Boeing 737-700

Boeing 737-800

boeing 767-200ER

Boeing 767-300ER

Boeing 737-800SFP





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