9 de dezembro de 2011

Avianca Brasil


A Avianca Brasil (ex OceanAir) é uma companhia brasileira de aviação comercial com sede na cidade de São Paulo, pertecente ao grupo brasileiro Synergy, também controlador das empresas aéreas Avianca e Vip SA. O grupo é comandado pelo empresário Germán Efromovich.


A Avianca Brasil iniciou suas atividades como empresa de táxi-aéreo, denominada OceanAir. Atendia executivos e operários da indústria petrolífera de Macaé e Campos dos Goytacazes. Em 2002 recebeu autorização do DAC (atual ANAC) para operar linhas em colaboração com a Rio Sul, do antigo grupo VARIG, de quem herdou rotas e aeronaves. Passou a operar cidades rejeitadas pela antiga parceira, operando apenas voos regionais, porém ampliou rapidamente sua malha.
Destacou-se no início por utilizar cores variadas e chamativas em seus aviões. Os Embraer Brasília foram pintados de azul claro, branco, vermelho, amarelo, rosa, laranja e cinza. Em 2003 reforçou sua frota com a chegada dos três Fokker 50, que foram pintados de vermelho, bege e rosa.
Em 2004 anunciou a aquisição da empresa colombiana Avianca, a mais antiga companhia das américas e segunda mais antiga do mundo, junto a Julio Mario Santo Domingo e seu grupo empresarial Bavaria, de onde surgiu a Synergy Aerospace, que posteriormente compraria a VIPSA do Equador, Aerogal do Equador, SAM da Colombia e se fundiria com a TACA em 2010.
Ao final do mesmo ano iniciou o projeto Super 100, com a aquisição de jatos Fokker 100 desativados pela American Airlines. A frota iniciou as operações em 2006 já no padrão de cores da Avianca, mas curiosamente foram denominados de MK-28, pois no Brasil a aeronave ficou com má reputação após diversos acidentes (um deles fatal) e alguns incidentes.
Em seguida iniciou um agressivo plano de expansão, mantendo os Brasília em voo, trazendo dois Fokker 50 adicionais da frota da Avianca e dando início às rotas internacionais, operadas com dois modelos Boeing 767-300ER adquiridos da United Airlines e um Boeing 757-200 adquirido na França, este posteriormente equipado com winglets.
O confuso ano de 2008 marcou também um code-share e aquisição das operações da BRA, o que variou ainda mais a diversificada frota da empresa, que ia dos pequenos Brasília até Boeing-767. Assim com baixa rentabilidade e aumento nos custos operacionais, a OceanAir manteve apenas os Fokker, eliminando rotas regionais e internacionais.
Em sua história ainda houve o capítulo de uma sociedade formada pela OceanAir (49%) e Fondo de Inversiones Sustentables (51%), que criou uma nova companhia aérea chamada Wayraperú, com pouca duração. 

IATA
O6
ICAO
ONE
Indicativo de chamada
OCEANAIR
Fundada em1998 (como OceanAir)
Hub
Programa de milhagemPrograma Amigo
LoungeBusiness Ocean
Aliança aéreaStar Alliance (Futuro membro)
Frota22
Destinos22
HoldingSinergy Group
SedeBrasil São Paulo, Brasil
Pessoa(s)
chave
Websitewww.avianca.com.br

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